Connect with us

NOVO HAMBURGO

Comusa retoma 100% da captação de água

Trabalhos de reparo da estação iniciaram na madrugada de domingo e bombas começaram a captar na noite de segunda-feira; alguns pontos da cidade já voltam a ter água

Uma excelente notícia para todos os hamburguenses na manhã desta terça-feira (07/05). Em menos de 24 horas os servidores e técnicos da Comusa de Novo Hamburgo reestabeleceram a captação de água bruta do Rio dos Sinos desde que o nível das águas começou a recuar e puderam voltar à estação. Foram 28 horas de trabalho ininterrupto de limpeza, checagem e testes elétricos e eletrônicos. A expectativa é que no máximo até quinta-feira (09/05) o abastecimento em toda a cidade seja reabastecido.

A operação de recolocação dos motores precisou ser adiada devido ao nível alto do rio no começo da manhã e só pode ser feita à tarde. Ainda assim, o comprometimento dos servidores e o trabalho árduo garantiu que as bombas estivessem funcionando a pleno já às 22h. Agora, começa o processo de reabastecimento de toda Novo Hamburgo. A normalização do abastecimento nos mais de 900km de redes deve levar alguns dias, mas a pior parte já passou.

“Temos uma equipe incrível, que deu o sangue nestes últimos dias. Não dormiram, não descansaram até que o abastecimento fosse reestabelecido. Ver esse esforço e dedicação em face dessa tragédia tão dolorida e dessa cheia histórica mostra o quanto nossos servidores amam o que fazem, e amam Novo Hamburgo”, destacou o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.

 

Abastecimento

De acordo com Márcio, desde às 8h da manhã a Comusa está com a captação e o tratamento a 100%. “A gente ressalta, no entanto, que vai demorar um pouco para a água voltar às casas. Temos quase 900 km de rede, a prioridade será principalmente as zonas onde as redes atendem os hospitais, pra facilitar esse processo e também a gente poder dar um atendimento melhor pros abrigos que tem pela cidade. Mas a notícia boa é que nós restabelecemos a captação e o tratamento de forma normal. Quem estiver mais perto dos reservatórios da ETA e das redes dos hospitais, vai receber água mais rápido, mas vamos trabalhar a pleno até a rede toda estar trabalhando de forma normal”, destaca ele.

Sobre a qualidade da água, Márcio ressalta que ela pode vir com alguma coloração ou odor, devido à tubulação seca. “Como a rede seca, acaba criando um tipo de limo, que isso enquanto a tubulação está em carga não tem efeito nenhum, mas quando ela seca, com a pressão de água quando ela retorna ela pode vir a sair nas torneiras. Mas volto a dizer, a água que é ofertada é 100% potável. A tendência é de que quando ocorrer esse tipo de situação, logo ela cesse. Se houver problema ainda em relação a isso, todos os usuários podem entrar em contato, tanto pelo nosso aplicativo quanto pelo nosso 0800 6115, que a gente vai atender. Porque situações pontuais podem vir a ocorrer na cidade. É uma rede muito extensa então a gente não tem como prever tudo”, aponta Márcio.

O vice-prefeito também pede a população que tenha paciência, porque ainda vai demorar um pouco para o abastecimento chegar nas zonas mais altas. “É natural isso, porque são muitas redes pra abastecer.  Nós temos que enfrentar outra situação, porque toda as vezes que tu seca uma rede, ela tem um aumento de pressão, e quando retoma a carga, que é o caso agora de voltar a distribuição, pode haver rompimentos. Invariavelmente em alguns locais isso acontecerá. Então será necessário reparar a rede nesses locais pra restabelecer o abastecimento. Então alguns pontos a gente vai ter que desligar o registro, vai ter que fazer conserto. É um processo lento e demorado, a gente torce para que tenha o menos possível”, explica.

 

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados