Connect with us

CAMPO BOM

Janeiro Roxo é o mês de combate à hanseníase

Tratamento é gratuito e todas as unidades de saúde do Município estão aptas a acolher e orientar pacientes com a doença

A hanseníase, antes conhecida como lepra, é uma das doenças mais antigas do mundo, com relatos que datam do século 6 a.C. A enfermidade é contagiosa, transmitida através da tosse, espirro ou gotículas da fala do paciente sem tratamento e, apesar de não ser tão discutida hoje em dia, mais de 200 mil pessoas ainda são diagnosticadas com a doença anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase afeta a pele e os nervos periféricos — do rosto, mãos e pés —, ocasionando dor e lesões, como manchas e caroços, com alto poder incapacitante. O período de incubação da doença é de dois a sete anos e há estudos que mostram que pessoas com hanseníase têm risco aumentado de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Desde 2016, janeiro é o mês de combate à hanseníase no Brasil. O tratamento no país é gratuito, dura cerca de 12 meses e consiste no uso de antibióticos de forma padronizada. Em Campo Bom, todas as unidades de saúde estão aptas a acolher, identificar e orientar o paciente com a doença. Em caso de sintomas, como manchas esbranquiçadas e avermelhadas em qualquer parte do corpo, diminuição da força muscular ou da sensibilidade no rosto, mãos e pés, vá até a unidade de saúde mais próxima. A hanseníase tem cura e o paciente em tratamento para de transmitir a doença.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados