Connect with us

CAMPO BOM

Jogo de Natal: alunos de Campo Bom ganham novo tabuleiro germânico

Apresentação do jogo ocorreu na terça-feira no auditório da EMEF CEI para os professores das escolas: versão gigante do tabuleiro vai integrar a comunidade no Largo Irmãos Vetter durante o Natal da Integração

Faltando apenas uma semana para o início do Natal da Integração de Campo Bom, que neste ano celebra a véspera dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a cultura germânica de forma muito interativa.

Na terça-feira (21/11), professores de escolas municipais foram até o auditório da EMEF CEI para conhecer o Jogo de Natal, que consiste em um tabuleiro no formato de caminho, ilustrado com as características e enfeites do Natal na Alemanha e as tradições do país e da data, como a bolacha pintada, os domingos de advento, os enfeites da árvore e a carta para o Papai Noel. Após a apresentação, cada professor levou um tabuleiro para a sua escola.

“Essa é uma maneira de lembrarmos uma data tão importante para a nossa região, pois em 1824 os primeiros imigrantes alemães vieram para o Vale do Sinos e trouxeram muitas coisas que se mantém até hoje, como o trabalho de sapateiro e um dos símbolos de Campo Bom; o pão de laranja”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

Em até seis pessoas, os jogadores utilizam um dado com seis faces e lançam sobre a mesa. O objetivo é avançar até a casa 40, que representa a chegada da data mais importante do ano cristão. Inclusive, uma versão gigante do tabuleiro será instalada no Largo Irmãos Vetter durante o Natal da Integração, promovendo uma maior aproximação entre os públicos de todas as idades às tradições germânicas.

A secretária de Educação e Cultura Simone Schneider salienta que, além do jogo com características da cultura germânica, o próprio Natal da Integração vai contar com esse tema, na véspera do bicentenário da imigração. “São muitas atrações que remetem aos imigrantes alemães, além da decoração. Queremos fazer um Natal diferente e que valorize essa raiz cultural tão importante para a nossa região”.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados